Rondônia,15/04/2021
Outras

Sedam reinicia coleta de dados e manutenção preventiva em estações hidrometeorológicas em Rondônia

A Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam) reiniciará dia 20 de janeiro os serviços de manutenção preventiva e coleta de dados nas 11 plataformas das Estações Hidrometeorológicas implantadas no Estado com recursos do convênio de cooperação assinado com a Agência Nacional de Águas (ANA).

 

As equipes técnicas da Sedam e da Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais de Rondônia (CPRM – Serviço Geológico do Brasil) realizam a  os coleta de dados e manutenção das plataformas nos 11 municípios a cada dois meses. Segundo Diego Silva, as equipes da Sedam atuam mais nas áreas de difícil acesso. As manutenções corretivas são realizadas a qualquer momento.

As estações hidrometeorológicas foram instaladas em Forte Príncipe da Beira, Pimenta Bueno (Sítio Bela Vista no rio Barão de Melgaço e outra na região de Flor do Campo), Cacoal, Ji-Paraná, Jaru Aru, Ariquemes, Candeias do Jamari (Santa Isabel), Porto Velho (Abunã), Fortaleza do Abunã e  Guajará-Mirim, e os sensores  integram a Política Nacional de Recursos Hídricos, controlada pela ANA, por meio do uso de equipamentos de  monitoramento da qualidade da água de rios e reservatórios.

A Sedam controla também a Rede de Estações Meteorológicas Automáticas de Rondônia (Remar) com pontos de monitoramento nos municípios de Vilhena, Costa Marques, Cacoal, Ji-Paraná, em fase de remanejamento para outro local, Machadinho do Oeste, Ariquemes, Porto Velho e Guajará-Mirim.

Fonte
Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Secom
Secom – Governo de Rondônia

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close