Rondônia,11/04/2021
Outras

Ministério da Agricultura garante convênio de mais de R$ 3 milhões para a defesa sanitária agropecuária de Rondônia

Convênio firmado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), no valor de R$ 3.654.737, foi publicado na edição do Diário Oficial da União.

 

O repasse do Mapa para a Idaron será feito em duas parcelas. O recurso do convênio será utilizado para a reestruturação e implementação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e o fortalecimento das ações de defesa agropecuária.

Entre as atividades que serão desenvolvidas estão a estruturação e manutenção de unidades de defesa agropecuária, vigilância em propriedades consideradas com maior risco sanitário, fiscalização de vacinação, capacitação do Grupo Especial de Atendimento à Suspeita de Enfermidade Emergencial (Gease), palestras sobre os programas sanitários desenvolvidos pela Agência, implantação das ações contidas em Planos de Contingência ou de Emergência do Mapa e aperfeiçoamento dos serviços de inspeção estaduais.

O diretor técnico da Idaron em exercício, Fabiano Alexandre dos Santos, disse que o convênio vai melhorar a estrutura da Agência e aumentar a capacidade de executar os programas oficiais de defesa sanitária agropecuária. “Teremos mais possibilidade de cumprir as metas traçadas em conjunto com o Mapa”, afirmou.

Para o diretor executivo da Agência, Avenilson Trindade, o convênio fortalece e consolida a parceria entre o governo de Rondônia e o governo Federal, através da Superintendência Federal de Agricultura (SFA), viabilizando a estruturação do Suasa e possibilitando a melhoria de condições de trabalho.

“O convênio promove resultados positivos para a defesa agropecuária, tão importante para a economia de Rondônia e para a qualidade do alimento que chega às mesas dos consumidores”, ponderou o diretor executivo.

Fonte
Texto: Amabile Casarin
Secom – Governo de Rondônia

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close