Rondônia,15/04/2021
Outras

Agroindústria de polpa de frutas recebe certificação e sai da informalidade em Santa Luzia do Oeste

Em Santa Luzia do Oeste os produtores receberam a certificação da Agroindústria de Polpa de Frutas Neia.

O casal Lucineia Marquetti e Giomar Jacobsem deixou para trás a informalidade e apostou na regularização da agroindústria de polpa de frutas, em Santa Luzia do Oeste. O objetivo, segundo eles, é assegurar as vendas tanto para serviço público quanto para iniciativa privada. 

Neia Goiaba, como é mais conhecida Lucineia Marquetti, atuava na informalidade há seis anos. A agroindústria dela funciona no sítio da família que está localizado no quilômetro 2,5 da linha 184, em Santa Luzia. “Agora estamos prontos e mais seguros para vender nossas polpas para as escolas e aos mercados da região”, comemora Neia.

A Agroindústria Neia já abastece o mercado varejista da cidade e alguns pontos em Rolim de Moura, cidade mais próxima. A produção de 23 sabores de polpas chega a quatro mil quilos por mês e tudo é vendido. “A maior parte da produção é do pomar próprio, mas para atender melhor o mercado compramos frutos dos vizinhos”, disse Giomar Jacobsem, otimista com crescimento das vendas a partir da regularização da empresa familiar.

O empreendimento faz parte da meta do Governo de Rondônia em ampliar para mil o número de agroindústria familiar em funcionamento legal no estado até o ano de 2018. Durante a 4ª Rondônia Rural Show, em maio de 2015 em Ji-Paraná, das 500 empresas do gênero estabelecidas legalmente em Rondônia, 100 participaram do evento do agronegócio.

O Governo de Rondônia incentiva a criação de agroindústria familiar por meio do Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária do Estado de Rondônia (Prove). O Prove legaliza toda a documentação das agroindústrias facilitando o aceso a outros documentos imprescindíveis para o funcionamento, como os selos de inspeções Municipal (SIM), Estadual (SIE) e o Federal (SIF).

Estas certificações asseguram que os produtos podem ser comercializados em todo o território nacional. Ao entregar a certificação da agroindústria à Neia Goiaba, o governador Confúcio Moura incentivou o consumo dos produtos naturais e da região. “É preciso prestigiar a própria cidade consumindo os produtos daqui. Isso aquece a economia”.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Marcelo Gladson
Secom – Governo de Rondônia

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close