Rondônia,15/04/2021
Agronegócio

Semagric incentiva Horticultura nas escolas para estimular bons hábitos alimentares e preservar o meio ambiente

A rede de ensino de Porto Velho, em meio a tantas novidades tecnológicas que acabam chamando cada vez mais a atenção das crianças e jovens, tem usado a criatividade para aproximar mais esse público do ambiente escolar. Uma forma encontrada foi trabalhar a Horticultura que é a produção e o cultivo de hortas e plantações de hortaliças. O trabalho com a horta tem funcionado bem e ganhado cada vez mais adeptos. E a secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric) que já realiza um programa voltado para este fim, há alguns anos, têm se tornado parceira de diversas unidades escolares.

IMG-20160629-WA0004Esta semana o engenheiro da Semagric, Álvaro Amaral, responsável pelo programa de Horticultura, visitou a horta da Escola Estadual de Educação Especial Professor Abnael Machado de Lima – Cene. Lá o engenheiro ficou admirado com o trabalho realizado pela escola e ofereceu o devido apoio necessário para ampliação das atividades e consequentemente maior participação estudantil. “O programa de incentivo à produção orgânica da Semagric fornece insumos, entre eles, calcário, palha de café, pó de serragem contribuindo assim com a melhoria da produtividade, seja ela do pequeno produtor, como também dos centros de recuperação e ainda das unidades escolares e a exemplo das associações rurais e unidades escolares queremos ajudar no que for possível aqui no Cene para ampliar ainda mais essa horta que tem recebido um grande carinho por parte da escola e dos alunos”, disse Amaral.

A professora Dalva Maria Seewald de Carvalho que recepcionou a equipe da Semagric destacou os resultados com o cultivo da horta na escola. “Com esse projeto conseguimos demonstrar às nossas crianças a importância dos valores nutritivos dos alimentos que cultivamos aqui. É oportunidade também para fazermos com que nossos alunos possam refletir a respeito do desperdício de alimentos. E ainda podemos mostrar a eles as muitas hortaliças existentes e como cuidar de cada uma delas”, disse ela.

Horta-Cene02
O engenheiro da Semagric reforçou que o contato com a terra e o cultivo de vegetais e hortaliças permitem aos alunos perceber os cuidados que se deve ter, como funciona o processo de crescimento e ainda a colheita desses alimentos. É, segundo ele, oportunidade também para falar sobre o que a falta de cuidados traz à plantação. “Além disso é possível estimular as crianças a experimentar os legumes e verduras que elas mesmas plantaram, contribuindo para uma alimentação saudável e promovendo maior aprendizagem sobre o meio ambiente e o contato com a natureza”, frisou Álvaro.

Texto e fotos: Meiry Santos
Foto crianças: Brasil Escola

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close