Rondônia,15/04/2021
AgronegócioDESTAQUESGeralOutrasPecuáriaPisciculturaTurismo

Escola de Governo oferece curso de agroindústria a técnicos da Emater-RO

Dando início às ações de capacitação do projeto Trilhas do Conhecimento, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) em parceria com a Escola de Governo e Emater-RO, técnicos das diversas instituições envolvidas no apoio ao desenvolvimento de agroindústrias no estado. O objetivo é alinhar as ações dessas instituições no intuito de alavancar a agricultura familiar rondoniense. Após o nivelamento dos técnicos participantes, as informações serão repassadas a todos os extensionista, promovendo assim, uma ação em prol do fortalecimento da agroindústria familiar de Rondônia.

A Escola de Governo tem entre suas responsabilidades, estimular permanentemente a disseminação do conhecimento em gestão pública. Atuando com instrutorias internas ou em parcerias privadas a Escola oferece capacitação a servidores públicos em diversas áreas de conhecimento, proporcionando assim, a formação continuada e garantindo a qualificação e gestão de pessoas, voltada essencialmente para o atendimento das políticas públicas de governo.

Sendo o desenvolvimento das agroindústrias uma das prioridades de ação do governo de Rondônia o tema tornou-se o primeiro a ser abordado em curso. A Emater-RO encaminhou 14 técnicos para participar da capacitação, sendo dois (um médico veterinário e um engenheiro agrônomo) de cada região que já atuam com agroindústrias, visando assim nivelar as informações de todo o processo de implantação da atividade.

Para o diretor técnico e de planejamento da Emater-RO, José de Arimateia da Silva, “esse é um trabalho interessantíssimo que o governo está fazendo”, proporcionando aos seus servidores a oportunidade de capacitação e atualização dentro de sua área de atuação. “Nós estamos trabalhando com a agroindústria desde 2005, mas as dúvidas são tantas e as dificuldades no campo são maiores ainda, então é importante nivelar essas informações para que a Emater, que executa e atua na ponta, possa repassar essas informações de forma unificada para o produtor rural da agricultura familiar e assim contribuir para a legalização e o fortalecimento das agroindústrias no estado.”

O CURSO
Com o tema “Legislação e Procedimento de Implantação de Agroindústrias” o curso será realizado nos dias 23 e 24 de março, na sede da Escola do Governo, em Porto Velho, no horário das 8 às 18 horas, com intervalo para almoço. Durante as palestras serão apresentados modelos de implantação, além de organização e gerenciamento das atividades; empresas e instituições ligadas à agroindústria.

Serão abordadas ainda, atividades ligadas ao processamento de produtos de origem animal e vegetal com qualidade exigida pelo mercado, em condições de segurança e higiene, além da legislação vigente e a preocupação e controle do impacto ambiental da atividade.

Além dos técnicos da Emater-RO, estão participando do curso, técnicos de instituições ligadas ao desenvolvimento da agroindústria no estado como: Seagri, Sedam, Idaron, Sebrae e Mapa. O intuito é melhorar a gestão no processo agroindustrial e inserir a produção da agroindústria familiar nos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e nos comércios locais com qualidade sanitária.

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO
Secom – Governo de Rondônia
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close