Rondônia,15/04/2021
AgronegócioDESTAQUESGeralOutrasPiscicultura

Governador destaca potencialidade da piscicultura em Rondônia na abertura da 1ª Expovale

A  1ª edição da Exposição de Piscicultura  do Vale do Jamari, em Ariquemes, o governador Confúcio Moura destacou sua importância para o fomento da produção de peixes no estado, afirmando que a Expovale é a nova feira de Rondônia, e já nasce grande. Ele lembrou que o governo estadual desde 2011 desenvolve trabalho especial voltado à piscicultura, o que resultou  no crescimento de 800{b160333f6ceb1080fb3f5716ac4796e548b167cdf320724da9e478681421f6da} da produção de peixe de água doce em apenas seis anos. A produção saltou de 12 mil toneladas ano, em 2010, para 87 mil toneladas ano em 2016.

“Somos líderes em produção de peixe de água doce do País, e temos potencial imenso de crescimento”, disse.

Para o governador, a  Expovale  será um ponto de visitação não só dos ariquemenses como de toda a região do Vale do Jamari, pois mesmo sendo voltada ao peixe pelo menos 150 empresas de vários segmentos e 50 agroindústrias estão expondo seus produtos. “O povo de Rondônia  acreditou no peixe. Agora, senhores empresários, vamos abrir o caminho da comercialização. O estado apoia todas as iniciativas para o desenvolvimento econômico”, sinalizou Confúcio.

O superintendente de Desenvolvimento Econômico de Rondônia, Basílio Leandro, explicou que o evento é uma realização do governo do estado juntamente com a Associação Comercial e Industrial (Acia) de Ariquemes em parceria com outras instituições. “Um evento desta magnitude não é fácil fazer. Somente com esta parceria para conseguir”, salientou.

Segundo Basílio, a Expovale é resultado da força da piscicultura no estado, em especial no Vale do Jamari. “Esse evento vem reconhecer a pujança de nossa piscicultura”, afirmou.

O Superintendente  também anunciou mais dois eventos direcionados à piscicultura a ser realizados em Porto Velho e Ji-Paraná.

O presidente da Acia, Francisco Hidalgo, destacou a união em prol do fortalecimento da cadeia produtiva e, consequentemente,  da economia. “É a oportunidade de estreitar laços entre os produtores, técnicos, empresários, prestadores de serviços e consumidores, oportunizando, também, a geração de rendas, divisas e empregos no Vale do Jamari”.

FOMENTO

A Exposição de Piscicultura do Vale do Jamari tem o objetivo de fomentar o pescado em Rondônia e organizar a cadeia produtiva. A estratégia do governo é focalizar o planejamento e a organização para que o setor seja transformado numa atividade ainda mais lucrativa para o produtor rural.

Durante quatro dias (de 4 a 7), os produtores rurais têm acesso ao crédito, às tecnologias de ponta, aos conhecimentos técnicos avançados e à troca de informações em busca de uma produção com qualidade.

Além da exposição de máquinas e implementos agrícolas, há também ações voltadas à cultura e gastronomia, bem como, palestras, rodadas de negócios, miniagências bancárias e atendimentos médicos e do Tudo Aqui com a emissão de documentos.

PROGRAMAÇÃO

Sábado

8h às 22h

Exposição de Produtos e Equipamentos

8h30 às 9h30

Palestra:

Casos de sucesso de Redes e Centrais de Negócios.

9h30 às 11h

Palestra: Alimentação e nutrição de peixes nativos amazônicos.  – Thiago Ushizima /Nutrizon

11h às 12h30

Palestra:

Homeopatia no tratamento das enfermidades de peixes.

Palestrante – André Vinícius Oliveira – Médico veterinário Arenales

12h30 às 14h

Intervalo para o almoço: disponível para consumo na Praça de Alimentação.

14h  às 15h

Palestra

Bolsa de Mercadorias: Leilões agrícolas, leilões da Conab, licitação pública – Roberto Trussadi

15h às 17h

Leilão virtual de peixes/Aquamercantil

Rodada de Negócios

19h às 20h

Entregas de Lembranças – Comitiva Organizadora

17h às 20h

Cozinha Show – Mesa Brasil – Margarida Alves (Sesi/Senai)

Domingo

9h

Culto Ecumênico

11h

Solenidade de encerramento com churrasco de tambaqui

 

 

Fonte

Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David
Secom – Governo de Rondônia

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close