AgronegócioDESTAQUES

Cafeicultores de Rondônia participam da Semana Internacional do Café

Nos dias 25, 26 e 27 de outubro a capital de Minas Gerais transforma-se, mais uma vez, na vitrine do café brasileiro para o mundo. A Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte reúne milhares de profissionais do agronegócio com foco nas áreas de mercado, consumo, conhecimento, inovação e empreendedorismo no ramo da cafeicultura. Rondônia está muito bem representada e terá três dos seus cafés apresentados em salas de degustação.

A Semana Internacional do Café (SIC) já se consolidou como uma das principais ações de promoção do café brasileiro e visa não somente divulgar a potencialidade do produto, mas apresentar a sua qualidade para os potenciais compradores nacionais e internacionais. Realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemig), pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pela Café Editora e pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, a SIC contará com diversos eventos simultâneos visando integrar a cadeia produtiva de café, oferecer conteúdos relevantes através de cursos dinâmicos e interativos e gerar negócios diretos, entre outros.

CAFÉ DE RONDÔNIA
Com o incentivo da cafeicultura no estado, Rondônia tem se destacado não somente na produtividade, mas na qualidade da bebida do café canéfora (conilon / robusta), um café mais amargo, cujo grão não é tão apreciado como bebida fina como o café arábica. O estado está entre os principais produtores de café do país, aparecendo em quinto lugar no ranking de produção nacional, segundo produtor de conilon e primeiro de robusta no Brasil.

Valorizado para a composição de blends – uma mistura de grãos – o café canéfora vem se apresentando com um sabor diferenciado, caindo no gosto dos amantes do café gourmet e é esse novo mercado que vem atraindo os cafeicultores rondonienses. O concurso de café de Rondônia (Concafé), já em sua terceira edição, mostrou que além de melhorar a qualidade do grão produzido na região, o estado tem se preocupado em produzir com sustentabilidade.

Agora esse café será apresentado na Semana Internacional do Café, concorrendo ao Coffee of the Year 2017, o café do ano. A lista conta com 150 cafés classificados e 10 melhores conilon para a rodada. Os cafeicultores Anerlei Sergio Kalk (vencedor do 1º Concurso de Café de Rondônia), Tiago Novaes Duarte e André Kalk (respectivamente 1º e 3º colocados no Concafé 2017), estão nessa lista e terão seus produtos para degustação na rodada H da quinta-feira (26), das 12h às 13h, sala Cupping e Negócios do evento.

Além dos três classificados, também estarão participando do evento Nilton Marques de Lima (2º colocado), Ronaldo da Silva Bento, campeão em sustentabilidade do Concafé 2017 e sete cafeicultores integrantes do projeto cafeicultura de Rondônia, acompanhados pelo Sebrae-RO. Integram também a caravana que estará participando da SIC em Belho Horizonte representantes da Seagri, Emater-RO, Idaron, Embrapa e Câmara Setorial do Café.

 

Fonte

Texto: Wania Ressutti
Fotos: Emater-RO
Secom – Governo de Rondônia

Compartilhar
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Close