Rondônia,19/07/2018
Ação Parlamentar

Léo Moraes realiza sessão solene em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Léo Moraes se colocou à disposição para fazer valer a luta de amigos e pais de autistas

O Deputado Estadual Léo Moraes realizou nesta segunda-feira (02), uma sessão especial em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento marcou o debate sobre políticas públicas e dos desafios enfrentados para as famílias dos autistas.

Sempre fiz a defesa do tema na prática, criando a Lei que obriga a inclusão do símbolo do Transtorno do Espectro Autistas em placas e avisos de atendimentos prioritários. Com isso, queremos conscientizar a população sobre o autismo, sensibilizando e fomentando a discussão sobre o assunto.” Explicou o parlamentar.

O deputado também apresentou dados onde apontam que o transtorno atinge cerca de dois milhões de pessoas no país, com algumas características específicas como dificuldade na comunicação, socialização e atenção.

Participaram da sessão solene pais, professores, representantes de associações e amigos de autistas. Ao usar a tribuna, o médico Pauzanes de Carvalho elogiou a iniciativa do deputado e frisou que “o aumento do espectro chama atenção, pois há 60 anos a incidência de autismo era de um para cada 10 mil e nas últimas estatísticas americanas a incidência é de um para 86 pessoas. Esses números estão aumentando de forma inexplicável. Por isso, precisamos ampliar cada vez mais o quadro de atendimento a essas pessoas e famílias.”

Como mãe do Gabriel, sei o quanto a Associação de Pais e Amigos dos Autistas foi importante para nossas vidas. Ele se desenvolveu muito e como mãe e fui abraçada por todos. Hoje a associação atente 62 crianças e queremos atender toda demanda que ainda é grande e espera por vagas. Não vamos desistir.” Enfatizou a presidente da AMA.

O Diretor Geral do Centro de Reabilitação de Rondônia, Rodrigo Moreira Campos, explicou que o CERO atua em diversas áreas de atenção à saúde como reabilitação física, intelectual ou auditiva. Rodrigo ainda disse que o diálogo entre pacientes, famílias e profissionais é importante para entender a demanda de atendimentos.

Essas crianças não estão alheias ao que acontecem a sua volta. Elas ouvem, sentem e observam mesmo parecendo quando não estão nem aí. Então peço do Deputado Léo Moraes e aos demais representantes para olharem com mais atenção e carinho para este tema. Hoje é dia de luta pela conscientização, mas precisamos de sensibilização, de mais centros terapêuticos públicos, mais cuidadores capacitados, assistência às famílias e, acima de tudo, respeito.” Compartilhou a jornalista e representante da Awas, Liliane Melo.

Por fim, Léo Moraes se colocou à disposição para fazer valer a luta de amigos e pais de autistas e concluiu dizendo que “Precisamos somar forças para que o autista seja atendido de forma digna e nosso gabinete está de portas abertas para que juntos possamos levar mais igualdade e respeito a essas pessoas.”

 

Gabinete Deputado Léo Moraes

Assessoria – (69) 99317-3942

 

Compartilhar
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Close