Rondônia,28/05/2018
DESTAQUESGeral

Colheita eficiente do café reduz custos na lavoura e agrega valor ao produto

Atividades relacionadas à colheita do café representam cerca de 30-40% do custo de produção. Planejamento desta etapa da cafeicultura permite mitigar esses custos e obter produto com maior valor agregado

A colheita do café, que normalmente é realizada no período de maio a setembro, constitui despesa expressiva para o cafeicultor e pode representar cerca de 30 a 40% do custo de produção em decorrência da demanda elevada de mão de obra, especialmente em regiões montanhosas com restrições para mecanização.Nesse contexto, é imprescindível que as atividades relacionadas à colheita sejam planejadas para reduzir seu custo e permitir que o café colhido atinja o máximo do seu potencial de qualidade, tendo assim maior valor agregado e mais opções de comercialização.

Saiba mais sobre o planejamento e adoção de boas práticas agrícolas recomendadas por instituições do Consórcio Pesquisa Café nas páginas do Observatório do Café e da Embrapa Café.

Conheça também o Portfólio de tecnologias do Consórcio pelo link http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637 e também acesse todas ANÁLISES e notícias da cafeicultura.

Chefia de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Embrapa Café

Observatório do Café

Consórcio Pesquisa Café

Compartilhar
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Close