Rondônia,19/07/2018
AgronegócioDESTAQUES

Produtores da comunidade Aliança comemoram a produção do Inhame

O Inhame é uma das culturas que mais vem crescendo na região de Porto Velho nos últimos anos. Em várias áreas, o inhame já vem sendo colhido e com boas perspectivas. O produtor Antônio Noleto da comunidade Aliança distante de Porto Velho cerca de 70 quilômetros comemora, mesmo tendo plantando a cultivar com 90 dias de atraso ele já vem colhendo excelentes raízes.

A área plantada na propriedade foi de cerca de 01 hectare, e essa possibilidade de cultivo em pequenas áreas, aliada com a alta produtividade, e uma comercialização mais rápida é o que vem atraído os produtores da região a aumentar o plantio da raiz. Em toda a comunidade aliança, foram plantadas outras áreas com outros 09 produtores com a ajuda da Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric).

Noleto acreditou já pensa em investir na cultivar para as próximas safras, segundo ele, o inhame será comercializado dentro do próprio município.

Vamos vender para estabelecimentos comerciais daqui mesmo, por enquanto, mas a tendencia é de aumentar a produção, e se tudo der certo, como está dando, a intenção também é mandar para fora do estado, com preços melhores”, disse o agricultor.

Por ser o primeiro ano de plantio, o produtor ainda não tem como fazer o calculo de quantas toneladas ira colher, já que em algumas covas, para a surpresa do produtor, estão sendo colhidas de duas e até três raízes, ele enfatiza que os incentivos do poder público ao homem do campo está sendo fundamental para uma boa produção. “Essa ajuda do poder público está fortalecendo a atividade agrícola e me fazendo acreditar mais no campo. Agora, a gente já pode até pensar em diversificar nossa produção”, ressaltou Noleto.

A cultura do inhame em algumas regiões corresponde hoje a uma das principais atividades agrícolas, e vem se transformando em uma grande opção para os produtores do estado, cultura que já beneficia centenas de pequenos produtores rurais ligados à agricultura familiar.

Por: Rondorural.com

 

Compartilhar
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Close