Rondônia,16/12/2018
DESTAQUESOutrasPecuária

SEMAIC de Ariquemes realizou dia de campo com tema voltado para a produção leiteira

a ação faz parte do Projeto “Leite a pasto”, iniciativa da SEMAIC em parceria com o Governo do Estado

A Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio (SEMAIC), realizou em parceria com algumas empresas do ramo agropecuário, SEBRAE e IFRO, um dia de Campo voltado para o aumento da produção leiteira no município de Ariquemes/RO.

De acordo com o Secretario da SEMAIC, Evandro Leite, a ação faz parte do Projeto “Leite a pasto”, iniciativa da SEMAIC em parceria com o Governo do Estado, que está sendo implantado em Ariquemes. “A pecuária hoje, é uma das principais bases econômicas do município, por isso queremos proporcionar para os nossos produtores, condições para melhorar a produção leiteira e assim gerar mais renda.” Disse Evandro.

 

Cerca de 120 produtores de leite e técnicos da área participaram do evento, que foi realizado na Agropecuária São Francisco, propriedade da senhora Maria Alves de Oliveira, na linha C50, BR 364. O local foi escolhido por ser referência no sistema de produção de leite.

Aliando tecnologia e genética a propriedade aumentou sua produção sem necessidade de ampliação da área. As vacas recebem a alimentação no cocho, com silagem e concentrado, durante o dia, independente da época do ano, no sistema conhecido como confinamento. No período da noite elas vão para a pastagem. A alimentação é produzida na própria propriedade, tanto a silagem como a ração, o que auxilia na redução dos custos. No período da noite elas vão para a pastagem.

Uma das técnicas utilizadas, veio da Argentina e prevê a separação do bezerro e da vaca, logo após o nascimento para facilitar o manejo.Todos são frutos de inseminação artificial e levam a carga genética de touros e matrizes com grande potencial para a produção de leite o que influencia no volume e qualidade do leite.

Palestras com temas voltados para a adubação correta do solo para o plantio do capim, e fertilização “In vitro” também foram ministradas para os participantes do evento.

 

 

Fonte: Assessoria

Compartilhar
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Close