Rondônia,21/01/2019
DESTAQUESGeralOutras

Secretários municipais de Agricultura discutem melhorias para o setor produtivo de Rondônia

Objetivo é o fortalecimento do setor agrícola em todo o estado

O município de Ariquemes foi sede para reunião do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Agricultura de Rondônia (Consemagri). O encontro foi na sede da Faculdade Faema, onde estiveram presentes 17 titulares da pasta de agricultura no estado.

O encontro foi conduzido pelo presidente, que é o subsecretário Municipal Agricultura e Abastecimento de Porto Velho, Francisco Evaldo de Lima, e pelo Secretário Municipal de Agricultura de Ariquemes, Evandro Leite Franco.

 

Durante a reunião, os secretários dos municípios discutiram assuntos relacionados ao fortalecimento das ações na agricultura no estado, como: Fundo para Infraestrutura de Transportes e Habitação (FITHA), implantação do Programa de Aquisição de Alimentos nos Municipais (PAA), Programa Estadual de Melhoria da Qualidade e Produtividade do Leite (Pró-leite), a necessidade de apoio às associações na questão de capacitação de operador para o uso dos maquinários (tratores e implementos agrícolas recebidos do Governo do estado através da bancada federal) e chamamento público.

O presidente do conselho, Francisco Evaldo, destacou que essas políticas públicas precisam chegar até os municípios. “Temos muita riqueza na produção da agricultura familiar, precisamos dar esse apoio ao pequeno produtor, e essa troca de experiências entre os secretários é muito importante, devemos estar alinhados para atender a todos os municípios”, destacou Evaldo durante a reunião.

“Esta reunião veio em boa hora, pois precisamos revitalizar a agricultura em todo estado, e só podemos melhorar nossas políticas públicas com a troca de informações entre os secretários”, disse o Secretário de Agricultura de Ariquemes Evandro Leite.

Na pauta, ainda teve temas de relevância para o melhoramento das ações, que foram a mais apoio da Assistência Técnica da Emater, a volta das unidades das Usinas de Nitrogênio e a importância da parceira do Sebrae com a agricultura.

Os secretários ainda fizeram uma visita técnica a Indústria Zaltana pescados, onde conheceram toda a estrutura e os métodos da produção de peixe que é absorvida na região de Ariquemes, conheceram também um modelo de agroindústria familiar do produtor José Duque de Oliveira e sua esposa Emili Carmilita de Oliveira, ambos trabalham com a produção de iogurte.

Ao final do encontro, ficou definido uma pauta de reunião com os seguintes órgãos: Governo de Rondônia, Seagri, Emater, Casa Civil, Senar, Idaron, Sedam e Assembleia Legislativa de Rondônia.

                                                        

Fonte: Comdecom

Compartilhar
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Close