Rondônia,23/03/2019
AgronegócioBrasilDESTAQUESOutras

Agricultura urbana: seis dicas para montar uma horta em casa

Verificar se a terra é fértil é um dos primeiros pontos que merece atenção, além da escolha do local para a construção da horta

Ter uma horta caseira é uma boa alternativa para colher vegetais, legumes e temperos frescos para as suas receitas. E montá-la não é nenhum bicho de sete cabeças: basta tomar alguns cuidados básicos com o solo, rega e iluminação das plantas. Alexandre Moreira, biólogo e técnico agropecuário da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, listou algumas orientações para produzir alimentos de forma adequada. Confira:

Como fazer horta em casa
Aprenda como fazer um repelente caseiro para sua horta

Escolha um bom cantinho
O local escolhido precisa receber luz sete horas por dia, em média. Além disso, é necessário verificar se a área fica encharcada nos dias de chuva, pois a água pode afogar as plantas. Veja também se há a presença de plantas daninhas, que podem prejudicar a produção.

Produtividade
Para saber se a terra escolhida é boa, entre em contato com especialistas que podem avaliar o solo. No Estado de São Paulo, por exemplo, é possível enviar amostras para o Instituto Agronômico (IAC). O teste, que vai analisar a fertilidade da terra, custa entre R$ 30 e R$ 50.

horta-pomar-vertical (Foto: Flickr/mazaletel/Creative Commons)

Saiba evitar caramujos na horta
Aprenda a montar uma pequena horta com condimentos

No plantio
Após decidir qual será o alimento para o plantio, compre as sementes em lojas ou institutos de referência que vão oferecer grãos saudáveis e de qualidade. Verifique a época adequada para plantar, regras de temperatura, exposição ao sol e frequência de rega. Na editoria Como Plantar, da Globo Rural, é possível encontrar dicas de plantio de várias hortaliças.

Terra boa
Vá em floriculturas ou lojas de agropecuária para comprar substrato próprio para semeaduras – as hortaliças, por exemplo, pedem tipos específicos.

14 dicas para evitar pragas e doenças na horta
6 verduras indispensáveis para sua horta 

horta-pomar-vertical (Foto: Pxhere/CreativeCommons)

Adubo
Como é uma horta caseira, adubos orgânicos podem ser uma boa opção. É possível fazer com minhocas, urtigas, borra de café e até cascas de ovos. Confira mais 12 alternativas de fertilizantes orgânicos.

Horta vertical
Segundo Moreira, os instrumentos básicos para montar uma horta vertical sem gastar muito dinheiro são tesoura, garrafa pet ou balde velho, argila expandida (em pedra) ou areia. substrato de cultivo (terra), muda ou semente à sua escolha. Depois disso, mão na massa: assista ao tutorial para fazer uma horta urbana vertical com PVC e garrafas PET.

6 animais amigos da horta
Adubo orgânico: como fazer um produto biológico com esterco de galinha

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL

Compartilhar
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Close