Rondônia,18/08/2019
AgronegócioDESTAQUESGeralOutras

Semagric entrega mais de 157 mil mudas de Café Clonal

Neste mês de janeiro, vários agricultores foram beneficiados com as mudas de café

A Prefeitura de Porto Velho, através da Subsecretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Semagric), tem prestado assistência técnica nas lavouras cafeeiras e incentivando o melhoramento genético, através do fornecimento de mudas de Café Clonal.

O objetivo do programa ‘Pró-Café’ é promover a renovação e revigoramento das lavouras de café no município. Neste mês de janeiro, vários agricultores, que realizaram cadastro na subsecretaria, já foram beneficiados com as mudas.

O coordenador do programa, o Engenheiro Agrônomo Romildo Botelho dos Santos, falou da importância de se plantar qualidade e não quantidade, apontando um diferencial muito grande na produção por hectare de café convencional e o café clonal. Enquanto o convencional produz entre 12 e 15 sacas por hectare, o clonal rende de 50 a 60 sacas por hectare, sem irrigação. “Ao todo, 71 famílias dos distritos de União Bandeirantes, Rio Pardo, Extrema e Nova Califórnia foram beneficiadas com as mudas do café clonal. Cada família recebe 2.222 mil mudas”, informou o engenheiro.

O agricultor Irineu Ferreira, morador da Linha Zero, no quilômetro 2 do distrito de Extrema, ganhou as mudas programadas para ele. “O café clonal é interessante, porque, em pequena área, dá para desenvolver uma lavoura bem produtiva. Se eu não tivesse ganhado as mudas da prefeitura, eu compraria”, conta Irineu, aliviado com a economia feita.

A Subsecretaria de Agricultura pretende entregar, ainda este ano, mais de 650 mil mudas do café clonal. Os produtores que não conseguirem suas mudas, nesta etapa, podem continuar fazendo inscrição na Semagric. Lembrando que os agricultores que estão recebendo as mudas assinam um termo de recebimento. Com descumprimento, o produtor será excluído de todos os programas da Semagric.

Comdecom

Compartilhar
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Close