Rondônia,23/02/2019
AgronegócioDESTAQUESGeralOutras

Livro que destaca atuação de mulheres nas áreas do café em RO e outras 8 regiões é lançado

Trabalho foi produzido pela Embrapa e a Aliança Internacional das Mulheres do Café. Obra contou com a participação de mais de 40 autores.

A presença e a atuação da mulher nas diferentes áreas que envolvem o café são destaque no livro “Mulheres dos Cafés no Brasil”. A obra contém relatos reunidos nas nove regiões produtoras de café no Brasil – entre elas, Rondônia.

Produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Aliança Internacional das Mulheres do Café, o livro contou com a participação de mais de 40 autores que, por meio de encontros colaborativos, pessoais e digitais, levantaram as informações contidas na obra, que já está disponível gratuitamente na internet. 

Mesmo com a problemática e desafio para encontrar as personagens, além de identificar como eram as atuações, o livro, disponibilizado em inglês e português, pôde ser construído de modo participativo e interativo.

“Hoje as informações sobre mulheres na atuação, na área do café, são muito pequenas. A gente não tem estatísticas disso. Mas a gente sabe que elas existem e estão desenvolvendo um papel muito relevante na cafeicultura do país e de Rondônia também. Então, a gente se reuniu para falar um pouquinho do que essas mulheres estão fazendo em todas as áreas e setores do café. Tem produtores, baristas, pesquisadoras, enfim”, explicou a assessora da Embrapa, Renata Silva,durante bate papo no Rondônia Rural.

Segundo ela, por ser uma lavoura perene – plantar novamente após um determinado ciclo – a cafeicultura apresenta uma característica familiar por envolver toda a família no processo de cuidados.

Por Mary Porfiro

Compartilhar
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Close