Rondônia,23/03/2019
DESTAQUESGeral

Projeto de desenvolvimento da agricultura familiar já cadastrou mais de 600 propriedades em Rondônia

As propriedades já aptas a iniciarem a recuperação de área representam mais de 300 hectares

As ações do Plantar nos 12 municípios de abrangência do projeto já resultaram em mais de 600 famílias cadastradas e quase três mil visitas de assistência técnica e extensão rural realizadas. Pelo menos 170 famílias já iniciaram o processo de elaboração do Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas e/ou Alteradas (Prada) e começam a receber, a partir de junho, material para isolamento de área e mudas. As propriedades já aptas a iniciarem a recuperação de área representam mais de 300 hectares.

Os técnicos de Educação do projeto têm realizado reuniões de sensibilização junto às organizações associativas com o objetivo de tirar dúvidas sobre adesão ao Programa de Recuperação de Ambiental (PRA) e demais benefícios do Plantar.

Estas atividades de mobilização seguem até o próximo mês. Para receber os benefícios do projeto ainda neste ano, os agricultores interessados devem se cadastrar até o dia 30 de abril. Após esta data, os benefícios só serão acessados no próximo ano.

Os municípios participantes são divididos por polos: Itapuã do Oeste, Cujubim, Machadinho D’Oeste, Rio Crespo e Ariquemes (Polo 1); Jaru, Ouro Preto do Oeste e Ji-paraná (Polo 2); Presidente Médici, Castanheiras, Novo Horizonte do Oeste e Rolim de Moura (Polo 3).

Visitas às propriedades também são realizadas pelos extensionistas, a fim de efetivar o cadastro dos agricultores e fazer a avaliação e medição de áreas para iniciar o processo de elaboração do Prada.

Os agricultores cadastrados já passaram a contar também com a assistência técnica rural que, além da execução da recuperação de área, orienta quanto a produção da propriedade, cultivos de hortas, entre outras atividades.

O Plantar é um projeto pioneiro no país, realizado pelo Centro de Estudos Rioterra, em cooperação com a Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé e Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam e apoio financeiro do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES através do Fundo da Amazônia.

 

Assessoria de Comunicação
Vanessa Fernandes – (69) 99213-9262 / 98419-8410

Centro de Estudos da Cultura e Meio Ambiente da Amazônia-Rioterra
Rua Padre Chiquinho, 1651 – São João Bosco
Porto Velho – Rondônia
76803-786
Compartilhar
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Close