Rondônia,22/04/2019
DESTAQUESGeralPecuáriaVídeos

Tecnologia permite que o pecuarista produza mais em menos tempo

A fertilização in vitro está permitindo a multiplicação da genética da raça Senepol em Rondônia

A fertilização in vitro é uma tecnologia que veio para mudar a vida do homem do campo. A exemplo da fazenda Senepol Bom Jesus, onde pai e filho apostaram no uso dessa tecnologia e estando tendo excelentes resultados.

Eles criam vacas da raça senepol, uma raça superior que veio do caribe, e através da fertilização in vitro os animais chegam a produzir por ano uma grande quantidade de bezerros, a diferença é que a reprodução é maior, e em menos tempo.

De acordo com Anderson Bauer a fertilização in vitro permite a multiplicação da genética. “A vaca ao invés de produzir um animal ao ano, ela pode produzir de 10 a 20 animais por ano”. Comentou Anderson.

A fertilização in vitro é feita em três etapas a primeira delas é a maturação in vitro, no curral o médico veterinário faz a aspiração folicular utilizando uma agulha coletora.

O médico veterinário João Gaete comenta que essa tecnologia garante que ele tenha precisão na hora da aspiração folicular. “ Depois da aspiração todo material coletado é levado para o laboratório onde são classificados e selecionados”. Disse o médico.

Com a tecnologia é possível ainda optar pela produção de machos ou fêmeas. O material colhido é levado para um laboratório e após 8 dias ele retorna, e é aí que acontece a última etapa, a transferência dos embriões já classificados para as barrigas de aluguéis como são chamadas.

A gestação neste caso dura em média 290 dias, na fazenda Bom Jesus são feitas de 3 a 4 aspirações por ano nas vacas da raça Senepol, para priorizar o bem-estar do animal.

A vaca da raça Senepol vive em média 18 anos de idade, é uma raça dócil que se adapta bem ao ambiente, além de ser resistente a infecções e doenças. Essa raça chegou no Brasil no ano de 2000, e aqui em Rondônia surgiu primeiro, por isso o estado é considerado hoje o berço da raça Senepol.

Segundo o produtor Eliseu Bauer, o primeiro laboratório de fertilização in vitro por exemplo surgiu em Ariquemes, e os benefícios atraem produtores ao redor do país. A raça Senepol também é destaque e conquista até os mercados mais criteriosos. “O empresário Rural que quer fazendo cruzamento industrial, e ele não deseja fazer através da inseminação artificial, o touro Senepol atende perfeitamente essa demanda, ele consegue cobrir um grande número de vacas, da mesma forma como o touro nelore, porem fazendo o cruzamento industrial, que é justamente a enterose de uma raça taurina com uma zebuína, e produto desse cruzamento produto desejado pelo mercado mais exigente, que é a carne de qualidade, macia e saborosa e com uma melhor textura”. Finalizar Eliseu.

Contatos para venda: (69) 99930-1712 ou  99971-0325

Confira matéria completa:

ASPIRAÇÃO SENEPOL SIC RURAL – PVH

você já deve ter ouvido falar sobre a fertilização in vitro?mas sabia que ela também é feita em bovinos? saiba como funciona e quais os benefícios dessa tecnologia que permite ao homem do campo produzir mais em menos tempo.

Posted by Rondorural on Sunday, March 10, 2019

 Por Rondorural

 

Compartilhar
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Close