Rondônia,18/08/2019
AgronegócioBrasilDESTAQUES

Vaca de assentamento em Goiás é a maior produtora de leite do Brasil

Todo trabalho e investimento do assentado José Renaldo Franco no seu rebanho bovino ganhou reconhecimento nacional. Isto porque uma de suas vacas, mais especificamente, a Extraordinária, é a campeã brasileira de produção de leite. José Renaldo Franco integra o assentamento Santa Rita, localizado no município de Jataí – situado no Sudoeste de Goiás, distante cerca de 330 km da capital Goiânia, considerada a capital da produção de grãos e leite do Estado.
Em um ano, a vaca, da raça girolando, produziu cerca de 15 mil litros de leite. Para a disputa, a verificação da produtividade foi realizada de abril de 2018 a este ano. Em média, o animal produz cerca 43 litros de leite ao dia. José Renaldo conta que são feitas três ordenhas, retiradas de leite – às 6h, 14h e 22h. “É muito trabalhoso, mas, faço o que eu gosto. Isto é paixão”, reconhece. A Extraordinária ganhou os torneios Mega Leite – realizado nas cidades mineiras de Belo Horizonte e Pompeu.
Na parcela em que trabalha e reside com a esposa, Amância Pereira Assis Franco, eles cuidam de mais 93 cabeças de gado. Segundo o produtor, todos são fruto de melhoramento genético “por inseminação artificial ou transferência de embrião”. Além de vender o leite, algo em torno de 600 a 900 litros por dia, o casal também comercializa embriões de bovinos de alto desempenho.
Curiosidades 
A vaca Extraodinária, que tem 3 anos e meio de idade e pesa 600 kg, é fruto de inseminação artificial após estudo genético da linhagem do animal. A sua mãe, a vaca Máxima Harmonia, venceu o mesmo concurso de produção de leite três vezes.
Outro componente importante para conseguir bons resultados está na alimentação do animal. Extraordinária come 14 kg de ração balanceada e mais de 30 kg de silagem de milho.
Por: Assessoria de Comunicação Social do Incra/GO
Compartilhar
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Close