Rondônia,22/07/2019
DESTAQUESOutrasPecuária

Precoce, gado Senepol se destaca por libido e docilidade; veja curiosidades

A precocidade do Senepol tem atraído cada vez mais produtores em Mato Grosso

Uma raça relativamente nova no país tem conquistado produtores de Mato Grosso: o gado Senepol. Um mistura de Red Poll e N´Dama, de pelagem escura, bem diferente do branco acinzentado que toma conta dos rebanhos mato-grossenses. Além da cor vibrante, esses animais não possuem chifres e têm pelos curtos.

De pele enrugada e dócil até com crianças travessas, o Senepol foi eleito pela reportagem do LIVRE como a raça mais “fofinha” da 53ª Expoagro. Confira algumas curiosidades sobre esses animais:

Eles são milhares

Mato Grosso possui o terceiro maior rebanho da raça Senepol do país, com aproximadamente seis mil cabeças. E o número não para de crescer. No Brasil, são cerca de 350 criadores e 45 mil cabeças, segundo a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol). Só em Minas Gerais são cerca de 15 mil animais. Em Mato Grosso do Sul, o rebanho chega a 7 mil animais.

Eles vieram do paraíso

A capacidade de adaptação faz com que o Senepol saia na frente de raças taurinas que não se adaptam ao nosso clima tropical e não conseguem acompanhar a vaca no campo. E sabem por que eles se adaptaram ao clima daqui? Eles vieram do Caribe! Os primeiros animais chegaram no país no início dos anos 2000.

 

O gado é dócil e acaba atraindo crianças, que não perdem a oportunidade de posar com um animal de uma tonelada

Eles têm disposição

Além de gostar de altas temperaturas, este animal é conhecido também pela alta libido. Um touro adulto pode cobrir entre 50 e 60 vacas a campo, enquanto um Zebu cobre entre 25 e 30 vacas. A vida útil dele como reprodutor também é maior: cobre a campo por até dez anos, enquanto um zebu alcança cerca de quatro anos. E as fêmeas passam a reproduzir aos 14 meses.

Eles são precoces

Um bezerro cruzado com um Senepol vale cerca de 40% a mais que um zebu. A raça é conhecida pela precocidade. Eles apresentam um rápido crescimento, tornando o ciclo de engorda curto. Segundo a ABCB, os animais desmamam com 2 arrobas de peso a mais que um Nelore, por exemplo. Aos oito meses eles já atingem a marca de 10 arrobas, reduzindo em até um ano o tempo para o abate. Enquanto um Nelore leva cerca de 2,5 anos para ser abatido, um Senepol leva cerca de 20 meses ou 1,6 anos. Em confinamento os animais podem ganhar de 1,5 a 2,5 Kg por dia.

Eles são dóceis

O Senepol não faz sucesso só entre os criadores. As crianças amam a raça. Mesmo com toneladas e camadas de gordura, eles são dóceis e permitem brincadeiras – bem diferente dos Nelores, conhecidos por serem ariscos. Já imaginou subir em um touro? Em um touro Senepol, isso é possível. O fato de eles serem mansos também facilita o manejo, reduz o risco de quebras nas propriedades.

Fonte: Ednilson Aguiar/O Livre

Compartilhar
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Close