Rondônia,18/08/2019
DESTAQUESGeralOutras

Viveiro Cidadão e projetos patrocinados pela Petrobras plantarão cerca de 4.625 mudas em todo o Brasil

O plantio de espécies ameaçadas será realizado no dia de proteção às florestas

O projeto Viveiro Cidadão, em conjunto com 15 projetos patrocinados pela Petrobras, plantará aproximadamente 4.625 mudas em várias regiões do país no próximo dia 17.  O Viveiro Cidadão iniciará a atividade a partir das 08h com apoio da prefeitura de Rolim de Moura com o plantio de 150 mudas nativas do bioma amazônico, com 3 espécies distintas ameaçadas de extinção. Dentre as elas estão a Andiroba, Castanheira e Cerejeira, que serão plantadas às margens do rio Anta, um dos principais rios que abastece o município.

Por se tratar de um período em que as chuvas são escassas na região a prefeitura se comprometeu a irrigar a área plantada, garantindo assim a evolução saudável das mudas. Essa iniciativa faz parte uma ação em rede que é resultado da integração de projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Na cultura popular brasileira, a proteção das florestas é personificada na figura mística do Curupira, um espírito mágico que habita as florestas e ajuda a protegê-la. Por este motivo, o dia 17 de julho é o Dia de Proteção às Florestas e também o dia do Curupira, o “protetor das florestas”. Nesta data muitas ações práticas são realizadas para mostrar a importância de fazer algo para proteger as florestas.

Reforça-se a importância da proteção das florestas não só para a regulação do clima, mas também para a manutenção da vida no planeta. O evento envolverá crianças, adolescentes, jovens, universitários, pessoas com deficiência, comunidades tradicionais e povos indígenas e visa chamar a atenção e contribuir para a recuperação das áreas. Os projetos envolvidos nesse esforço coletivo acreditam que envolver as pessoas em ações como esta é fundamental para sensibilizá-las e conscientizá-las sobre a sua relação com a natureza e a importância da preservação e recuperação das florestas.

Esta ação conta com uma campanha digital nas redes sociais dos projetos participantes com a hashtag #florestaseclima e #juntospelomeioambiente.

O Viveiro Cidadão que é realizado pela Ecoporé, já recuperou cerca de 500 hectares de Áreas de Preservação Permanente e Sistemas Produtivos Sustentáveis em oito municípios da zona da mata rondoniense e centro sul do estado de Rondônia, desde sua criação em 2013. A iniciativa atua com mais de 600 proprietários rurais, entre agricultores familiares, mulheres do campo e jovens agricultores, onde já distribuiu de mais de 2 milhão de mudas de diversas espécies frutíferas e florestais. Este plantio se soma as centenas de atividades de educação ambiental já desenvolvidas pelo projeto.

Fonte: Assessoria

Compartilhar
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Close