Rondônia,18/08/2019
DESTAQUESGeralOutras

Plantio simbólico de árvores nativas celebra Dia de Proteção às Florestas em Rondônia

Foram realizados diálogos e dinâmicas voltadas a Educação Ambiental, numa forma de incentivar as crianças a refletirem sobre a importância das florestas e da sua conservação

“As árvores nos trazem vida, é elas dão o oxigênio que precisamos pra viver”. A lição é do pequeno Emerson Viana Moreira, de 9 anos. Junto com os demais colegas da escola Antônio Brandão Vilela, do município de Cujubim, ele participou do plantio simbólico de 50 mudas de espécies florestais nativas para celebrar o Dia de Proteção às Florestas, lembrado nesta quarta-feira, 17 de julho, numa ação do projeto Semeando Sustentabilidade, envolvendo crianças de outras duas escolas do municípios. A ação conjunta ocorreu em diversas regiões do país, resultando no plantio de mais de 4.500 árvores, com a participação de 17 projetos do Programa Petrobras Socioambiental, patrocinados pela Petrobras.

Em Itapuã do Oeste, a atividade foi iniciada na terça-feira (16), quando mudas foram plantadas no Centro de Referência Psicossocial (CRAS) do município. Na quarta, foi a vez das escolas de ensino fundamental Pequeno Príncipe, Antônio Brandão Vilela e Aluísio Becker, envolvendo crianças de até 12 anos de idade.

Foram realizados diálogos e dinâmicas voltadas a Educação Ambiental, numa forma de incentivar as crianças a refletirem sobre a importância das florestas e da sua conservação. Sobre a muda que ajudou plantar, Emerson foi enfático: “vou cuidar muito bem dela, pra crescer forte e saudável”. Missão que os demais colegas também se comprometeram a cumprir.

Wesley do Carmo Pereira, 11 anos, salientou outros motivos pelos quais ele acredita ser  importante proteger as florestas. “Ela protege os animais, as frutas. Devemos cuidar bem, proteger, sem matar os animais, sem desmatar e sem colocar fogo”, completou, citando formas de conservá-las.

No dia 17 de julho é também comemorado o Dia do Curupira que, na cultura popular, é conhecido como o espírito protetor das florestas. O personagem também foi lembrado durante as atividades desenvolvidas com os pequenos, pelos educadores do Centro de Estudos Rioterra, executora do projeto Semeando Sustentabilidade. O projeto já recuperou mais de 400 hectares de áreas degradadas e distribuiu mais de um milhão de mudas em 17 municípios de Rondônia.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhar
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Close