Rondônia,16/10/2019
Ação Parlamentar

Comissão de Agropecuária cobra ações da Seagri para fomentar o setor produtivo

Deputados querem informações sobre ações desenvolvidas pela pasta ao longo do ano

A Comissão de Agropecuária e Política Rural (CAPR) se reuniu na manhã desta quarta-feira (25), no plenarinho 02, quando discutiu alguns temas ligados ao setor produtivo, que têm gerado preocupação entre os parlamentares. O presidente da CAPR, Cirone Deiró (Podemos), conduziu a reunião, com as presenças dos deputados Adelino Follador (DEM), Lazinho da Fetagro (PT) e Alex Silva (Republicanos).

Lazinho da Fetagro aproveitou para manifestar sua preocupação com a falta de ações da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). “Nada de novo apresentado ao setor produtivo, nesses primeiros meses de gestão, muito pelo contrário, pararam o que tinha sido feito. No ano passado, a Comissão assegurou no orçamento investimentos de até 20% dos fundos específicos para projetos novos. Sugiro que a Seagri possa apresentar o que tem de novo, o que tem previsto. Hoje, 90% do orçamento é para a Rondônia Rural Show e nada além disso”, alertou.

Cirone Deiró lembrou que “no começo do mandato, trouxemos a cúpula da Seagri aqui nesta Comissão, que apresentou seus projetos. Mas, nada avançou. Vamos fazer o convite para que a Secretaria traga informações sobre o que já foi feito nesse ano e o que está previsto. Queremos a realidade. Não queremos mais enrolação. O produtor não tem mais tempo para ficar esperando a pasta ir empurrando com a barriga”.

 

Regularização 

Adelino Follador também chamou a atenção para o projeto do senador Confúcio Moura (MDB), que altera a lei 9.985/2000. “Essa mudança atrapalha o processo de regularização fundiária em Rondônia. Tenho respeito ao senador Confúcio, mas lamento que um parlamentar de nossa região, que tem que nos defender, e não atuar para a gente virar tudo extrativista. As áreas consolidadas devem ser regularizadas. As reservas recém-criadas, criaram problemas pela falta de indenização com quem foi afetado”, completou.

Follador reforçou a fala de Lazinho e afirmou que “a população cobra de nós e queremos saber o que existe e o que não existe de fato na Seagri”.

Cirone Deiró comentou também sobre a iniciativa do senador Confúcio. “Temos que primeiro pensar no povo de Rondônia. Tenho respeito pelo senador Confúcio Moura, mas temos que defender a nossa população, que trabalha há anos para desenvolver esse Estado. Pedir que não coloque em votação a matéria e o momento não é adequado para essa discussão”, observou.

 

Parecer 

O deputado Adelino emitiu parecer favorável ao PL 237/19, do deputado Cirone Deiró, que dispõe sobre normas e critérios que assegurem o bem-estar dos animais, quando esses são utilizados em práticas desportivas consideradas manifestações culturais, no âmbito do Estado de Rondônia.

Texto: Eranildo Costa Luna-Decom-ALE/RO

Fotos: Marcos Figueira-Decom-ALE/RO

Compartilhar
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Close