Rondônia,16/10/2019
Ação Parlamentar

Deputado Chiquinho da Emater está preocupado com a falta de veterinários nos frigoríficos de Rondônia

O deputado estadual, Chiquinho da Emater (PSB) relatou nesta terça-feira (1) detalhes sobre uma viagem que fez à Brasília, recentemente, juntamente com outros parlamentares rondonienses.

Ele relatou que teve uma reunião com o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB), quando foi informado que o trevo de Colorado do Oeste, entrará no orçamento do próximo ano, e que beneficiará várias localidades do sul de Rondônia. Na Capital Federal, também esteve no Ministério da Pesca, onde tratou de projetos que beneficiaram as comunidades rurais dos rios Madeira e Guaporé.

Chiquinho da Emater (PSB) disse também que esteve na Fecomércio, nesta terça-feira (1), em Porto Velho, para um encontro com empresários bolivianos que estão interessados em investir em Rondônia. Eles pretendem comprar farinha rondoniense e implantar um laticínio no Estado.

Outra informação dada pelo deputado é com relação à necessidade de médicos veterinários atuando nas plantas frigoríficas de Rondônia, o que pode levar ao fechamento dessas empresas, devido à ausência desse profissional. Ele citou como exemplo dessa situação os frigoríficos instalados em Chupinguaia, São Miguel do Guaporé, Pimenta Bueno e o Frigon de Jaru.

“Encaminhei um ofício ao governador Marcos Rocha, para que ele tome as providências junto ao governo e as secretarias municipais de que, onde tiver um veterinário, faça um termo de cooperação com o Ministério da Agricultura para que esses profissionais possam atuar e essas plantas não fechem e, com isso, percamos mais de 5 mil empregos”, declarou.

Em aparte, o deputado Adelino Follador (DEM) reforçou a necessidade de o governo estadual ficar atento para essa situação dos frigoríficos em Rondônia. “Não podemos pensar, de um frigorífico fechar por falta de um fiscal. Queremos que o Governo do Estado se preocupe o mais rápido possível em repassar esses servidores para atuarem nos frigoríficos”, finalizou.

Texto: Ivanilson Frazão-Decom-ALE/RO

Foto: José Hilde-Decom-ALE/RO

Compartilhar
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Close