Rondônia,11/07/2020
DESTAQUESGeralOutras

Aprenda a cultivar cebolinha verde corretamente

a cebolinha verde necessita de luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente.

Com certeza você conhece a cebolinha verde! Ingrediente muito usado em todos os tipos de pratos salgados como omeletes, sopas, purês e carnes, ela oferece inúmeros benefícios a saúde, além de servir até mesmo para decoração de pratos. Neste post, explicamos como plantar cebolinha e garantir esse delicioso tempero no seu prato!

Características

A cebolinha verde possui vitamina A, que atua em nosso organismo como anti oxidante, fortalece o sistema imunológico, melhora a visão e ajuda no crescimento do cabelo. Encontramos presente também na cebolinha verde, a vitamina C, que ajuda na prevenção de muitas doenças e retarda o envelhecimento. É possível encontrar ainda na cebolinha verde, minerais como cálcio, fósforo e também a niacina que estimula o apetite e deixa a pele mais bonita.

  • Clima: a cebolinha verde cresce melhor em temperaturas indo de 13°C a 24°C, mas há cultivares que podem suportar baixas temperaturas e há cultivares que podem crescer bem em altas temperaturas.
  • Luminosidade: a cebolinha verde necessita de luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente.
  • Solo: cultive de preferência em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. A cebolinha verde é uma planta bastante rústica e crescerá bem em quase qualquer solo, exceto os solos sujeitos a encharcamento e os muito ácidos.
  • Irrigação: irrigue com frequência para que o solo seja mantido úmido, mas sem que fique encharcado. A planta adulta é relativamente resistente a curtos períodos de seca.

Plantio

A cebolinha verde pode ser cultivada através de sementes ou da divisão de touceiras formadas por plantas adultas. As sementes podem ser plantadas diretamente no local definitivo ou em sementeiras, transplantando as mudas quando estas se tornarem grandes o suficiente para serem manuseadas. Poucos cultivares florescem e produzem sementes em regiões de clima quente.

O método de plantio pela divisão de touceiras consiste em separar cada planta da touceira, colher as folhas mais desenvolvidas e plantar cada planta espaçadamente na mesma profundidade em que se encontrava anteriormente.

como plantar cebolinha

Alguns cultivares de cebolinha verde se propagam vegetativamente menos frequentemente, e portanto não são adequados para o método de plantio por divisão. É importante lembrar de retirar, se necessário, plantas invasoras que estejam concorrendo com a cebolinha verde por nutrientes e recursos. Se o objetivo é colher o pseudocaule, periodicamente amontoe terra junto à planta para obter pseudocaules brancos mais compridos.

E chegamos a parte mais esperada, a colheita. A colheita de folhas da cebolinha verde pode começar entre 75 e 120 dias após o plantio, dependendo do cultivar e das condições de cultivo. As folhas devem ser colhidas por inteiro, junto à base, e não pela metade.

A planta também pode ser colhida inteira, para aproveitamento do pseudocaule. Neste caso a colheita é realizada por alguns horticultores cerca de 3 meses após o plantio, enquanto outros deixam a planta crescer por 9 meses ou mais. A cebolinha verde é uma planta perene.

como plantar cebolinha

Dicas extras

A cebolinha verde deve ser usada fresca para que você aproveitar todo seu aroma e sabor. Porém, se não for usar todo o maço, é possível congelar as cebolinhas picadas e assim vai ter todo o seu aroma e sabor preservado.

Sempre lave as cebolinhas antes de usar. Assim como qualquer alimento vindo da terra, ela possui sujeiras e bactérias. A cebolinha fresca sempre deve ser adicionada no final do preparo, pois não podem queimar ou cozinhar demais. Seguindo estas dicas você terá lindas e saborosas cebolinhas para decorar seus pratos e incrementar suas refeições.

Aprendeu a cultivar a cebolinha verde? Bom plantio!

Fonte: Você colhe o que planta

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Close