Rondônia,04/04/2020
DESTAQUESGeralPecuária

IFRO e Embrapa lançam aplicativo +LEITE

A tecnologia também informa o índice de eficiência zootécnica (IEZ) do rebanho.

Aplicativo (APP) + Leite desenvolvido pela Embrapa Rondônia e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) foi disponibilizado para o público nesta terça-feira (18). O programa, desenvolvido para ser baixado em sistema Android, tem por objetivo auxiliar na análise produtiva de fazendas leiteiras. Possui a capacidade de fazer diagnóstico da eficiência zootécnica da propriedade leiteira de forma rápida, simples e intuitiva.

Segundo os criadores do APP, o usuário precisará de internet apenas para baixá-lo, pois todas as funcionalidades ficam disponíveis no modo offline. O professor de Informática do Campus Porto Velho Calama, Kaio Alexandre da Silva, foi o responsável principal por realizar toda a linguagem de programação utilizada para desenvolver o aplicativo +Leite. A colaboração com a Embrapa Rondônia se deu pelo contrato de cooperação técnica que amparou todas as atividades desenvolvidas que envolveram as duas instituições (Embrapa e IFRO).

“Acredito que a tecnologia é muito importante para o produtor rural, principalmente para aqueles que estão mais distantes, onde a assistência de extensionistas da Emater demora a chegar. Assim, o Estado começa a progredir dentro da agroindústria, se atualizando dentro da indústria 4.0. Esperamos contribuir com o progresso do Estado e que a parceria entre o IFRO e a Embrapa se consolide cada vez mais e produza novas e melhores tecnologias para o homem do campo de maneira acessível, simples e direta”, afirma o docente.

Entre os que poderão se beneficiar com o uso do APP estão técnicos de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), técnicos de cooperativas de leite, proprietários e pesquisadores. Na área de pesquisa, o APP pode fazer diagnósticos produtivos de como o manejo ou as boas práticas de produção têm afetado as propriedades que participam das avaliações. Ainda pode ser utilizado como ferramenta de programas de boas práticas, como o “Balde Cheio”, por exemplo.

APP +Leite

+Leite é um software que pode ser baixado e usado de forma gratuita, inicialmente apenas para dispositivos com sistema Android. Nele é possível que qualquer rebanho, com o mínimo de registros (data de parto ou estágio de lactação e escore de condição corporal), possa ser avaliado e comparado com sua própria realidade ao longo do tempo, ou com outras propriedades.

No sistema desenvolvido, o potencial da propriedade pode ser avaliado a partir de modelos matemáticos e dos índices produtivos que têm impacto na produtividade. Diante do diagnóstico da situação da propriedade, os dados poderão gerar recomendações nutricionais e reprodutivas que auxiliam o produtor na tomada de decisões para incrementar a produtividade e a rentabilidade da propriedade leiteira.

O aplicativo precisa somente de duas informações. A primeira é a data do parto ou se a vaca se apresenta em período seco, indicando a distribuição dos partos do rebanho. Essa informação está diretamente relacionada à eficiência reprodutiva. O segundo dado de que o aplicativo precisa é o escore de condição corporal (ECC), que está relacionado à condição nutricional do rebanho e que pode ser feita por um técnico treinado pelo método visual. Com isso, o software calcula o índice de escore de condição corporal (IECC) de acordo com a fase de lactação e o índice de eficiência reprodutiva (IER), que indica a proporção de animais em cada fase de produção.

A tecnologia também informa o índice de eficiência zootécnica (IEZ) do rebanho. Os índices de ECC, de ER e EZ de cada rebanho avaliado são classificados em uma escala percentual de eficiência que vai de zero a um, em que zero é péssimo e um é excelente.

O +Leite ainda fornece recomendações sobre quais animais devem ganhar ou perder peso, de acordo com a recomendação de ECC ideal para cada fase de produção. Além disso, o IEZ emite relatórios sobre as fêmeas que deveriam estar prenhes e quais devem estar secas. O aplicativo permite que os históricos das avaliações sejam armazenados para que o usuário possa comparar a evolução zootécnica da propriedade e também comparar a eficiência entre propriedades.

Para ter acesso ao APP, clique neste LINK.

Com informações da Embrapa Rondônia.

Fonte: Assessoria

Compartilhar
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Close