Rondônia,25/05/2020
BrasilDESTAQUESGeralOutrasPecuária

LEITE TEM ALTA DE 12,9% NO CUSTO DE PRODUÇÃO, E AGORA?

Custos de produção da atividade leiteira caíram 1,1% em abril; Ainda de acordo com a Scot Consultoria, apesar da queda em abril, na comparação com igual período de 2019, os custos estão 12,9% maiores nesse ano.

Após seis meses de alta, os custos de produção da atividade leiteira recuaram em abril. O indicador calculado pela Scot Consultoria teve queda de 1,1%, frente ao mês anterior.Desde outubro de 2019 os custos para o produtor de leite vinham crescentes.
Apesar da alta nos preços dos fertilizantes e suplementos minerais, pelo dólar valorizado, o recuo nas cotações dos alimentos concentrados, principalmente o milho, e dos combustíveis contiveram o ritmo de alta frente ao mês anterior.
Laticínio quer “passar a perna” no produtor, e agora? Ainda de acordo com a Scot Consultoria, apesar da queda em abril, na comparação com igual período de 2019, os custos estão 12,9% maiores nesse ano.
Viés de baixa no mercado do leite e derivados O mercado do leite perdeu força, com a demanda fraca. Depois de quatro meses de alta, os preços pagos aos produtores tiveram ligeiro recuo no Sudeste e Brasil Central e subiram (pouco) no Sul do país. Considerando a média ponderada dos dezoito estado pesquisados pela Scot Consultoria, houve recuo de 0,2% no pagamento realizado em abril, que remunera o leite entregue em março deste ano. O produtor recebeu, em média, R$1,281 por litro.  Já o valor médio com bonificações por qualidade e volume ficou em R$1,670 por litro, 0,1% mais frente ao pagamento anterior.  Nem mesmo a produção caindo com mais força neste início de entressafra foi suficiente para dar sustentação aos preços do leite, em meio as dificuldades de escoamento na ponta final.

Para o pagamento a ser realizado em maio/20, referente a produção entregue em abril/20, a expectativa é de queda no preço do leite pago ao produtor em 68,0% dos laticínios pesquisados e nos 32,0% restantes, a previsão é de manutenção.

Expectativas para o mercado do leite em meio a pandemia de coronavírus A demanda fraca deve manter o viés de baixa sobre os preços do leite e derivados, mesmo com a produção em queda.

Fonte: Scot Consultoria

 

Compartilhar
Mostrar mais

Notícias relacionadas

Close