Rondônia,11/07/2020
BrasilDESTAQUESOutrasPiscicultura

Agricultores de Rolador investem em Piscicultura

A Piscicultura tem avançado no município de Rolador com investimento dos agricultores e apoio da Aters

A Piscicultura tem avançado no município de Rolador, no Noroeste do RS, com investimento dos agricultores e apoio da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) da Emater/RS-Ascar. Dezoito agricultores de Rolador receberam, 5.306 alevinos das espécies carpa capim, cabeça grande, prateada, húngara escamada, húngara espelho, além de jundiá cinza, pacu, cascudo, trairão e piava. A entrega foi realizada em frente ao Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Os produtores reservaram a quantidade e as espécies desejadas, com apoio e orientação técnica da Emater/RS-Ascar, e retiraram os animais no dia e horário marcados, com todos os cuidados para evitar aglomerações e atender às recomendações das autoridades de saúde. Os alevinos entregues nesta semana são oriundos do Viveiro Piscicultura Nossa Senhora Aparecida, do município de Ijuí.

O extensionista da Emater/RS-Ascar, Dante Ávila, destaca que a piscicultura tem se consolidado como importante fator de segurança alimentar e geração de renda no município, sendo que os açudes de Rolador são povoados com 16 mil alevinos por ano, distribuídos para 50 agricultores. A comercialização acontece no município, sendo que muitas vezes o consumidor busca o pescado nas propriedades, fortalecendo a cadeia curta de comercialização, do consumidor adquirindo direto do produtor, observa o extensionista. Além disso, muitas famílias mantêm o hábito de consumir semanalmente a carne de peixe, em vistas do sabor e da qualidade nutricional.

Por: EMATER – RS

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Close