Rondônia,20/09/2020
BrasilDESTAQUESGeralOutrasPecuária

Campanha marca Dia do Médico Veterinário

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV-BA), Altair Santana, no momento atual, a profissão trabalha com o conceito de Saúde Única.

O lançamento da campanha “O médico veterinário também cuida de você” marca a programação de homenagens pelo Dia do Médico Veterinário, comemorado hoje. A iniciativa do Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária tem o objetivo de chamar a atenção para a atuação e a importância do profissional.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV-BA), Altair Santana, no momento atual, a profissão trabalha com o conceito de Saúde Única.

“A saúde é indissociável entre a saúde humana, ambiental e animal. Temos que trabalhar de forma unida, e os médicos veterinários já fazem isso há anos. Quando o profissional cuida do cachorro e do gato, é para que ele não contamine o tutor e a família com doenças que chamamos de zoonoses. Em todas as áreas da medicina veterinária nós cuidamos do homem. O objetivo principal é proteger a saúde pública”, ressaltou.

A campanha segue até o final do ano. “O trabalho na inspeção de alimentos, seja em laticínios, em entrepostos frigoríficos e de pescado, em indústria de conservas e embutidas, queijarias, de ovos ou em qualquer indústria de alimentos de origem animal, o médico veterinário está ali para garantir a qualidade e inocuidade do produto. São mais de 80 atividades dentro da profissão”, afirmou Altair Santana.

O gestor acredita que o trabalho em conjunto terá saldo positivo. “O trabalho da Saúde Única é uma atuação multidisciplinar para que, com a ação de cada profissional, a saúde pública seja de qualidade. Estamos fazendo um esforço grande para mostrar à população o papel amplo que o médico veterinário exerce para a sociedade. A temática dessa campanha foi muito feliz”, finalizou o presidente da CRMV-BA, Altair.

Os cursos de formação em veterinária já existiam no Brasil desde o ano de 1910, mas foi em 9 de setembro de 1933 que a profissão foi regularizada assim como o ensino da medicina veterinária no país pelo presidente da época, Getúlio Vargas.

Por: Tainá Cristina UOL

 

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Close